Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, professora Universitária, Mestre em Educação. Neste Blog, uno duas de minhas paixões: Jornalismo e Educação.

CHEF UNISUAM - para mim...retorno ao passado!



Estou voltando ao passado com esta série gastronômica. Já trabalhei com gastronomia antes. Ao ser chamada para dirigir e roteirizar a série Chef UNISUAM, pude reviver um trabalho que adorava fazer. Vou contar a minha relação com a culinária para vocês. Eu gosto de cozinhar. Mas não sei utilizar muito bem os temperos e nem aproveitá-los da melhor forma possível. Por isso, dirigir esta série de gastronomia está sendo um grande aprendizado para mim e para todos da equipe. Eu estou aprendendo os segredos dos chefs. A Chef Alejandra Faúndez está aprendendo os segredos da TV e a equipe de gravação e de edição (por favor vejam os créditos finais no vídeo) estão aprendendo a cozinhar e a fazer vídeo gastronômico.
Este tipo de gravação demanda cuidados bem distintos. Primeiro deles: continuidade. Precisamos pensar cada movimento, cada detalhe para que tudo se encaixe na edição. Se esquecermos alguma coisa, já era!! Além disso, muitas vezes temos que queimar etapas. O tempo de vídeo não pode demorar o tempo do preparo do prato. Só para lembrar, há pratos que só ficam prontos no dia seguinte. Então, esta pré-produção, de deixar o prato em etapas diferentes, já demanda da produção e dos auxiliares de cozinha muitos cuidados. E ainda tem o roteiro, os ingredientes e as dicas e segredos que sempre precisam entrar.
Esta não é a minha primeira vez em gastronomia. Já fui responsável por uma série de reportagens no Telejornal Rede Brasil, da antiga TVE. Era um quadro semanal em que eu apresentava um prato. Não era apenas o chef ensinando, como no Chef UNISUAM. Eu fazia em forma de reportagem e o chef falava algumas coisas. Mas quando o chef não falava bem (um francês que ainda não fala português, por exemplo) não dava para colocar no ar. Então, eu explicava tudo enquanto o chef fazia.
Uma vez eu ensinei diferentes formas de fazer café. Está aqui no blog, dê uma olhada. Depois vou postar um bem legal em que ensinei a fazer Pato - dessa vez com a ajuda do chef. A reportagem ficou uma graça. O temperinho no texto eu sempre soube dar!!!
A familiaridade com a cozinha vem também do tempo em que fui assessora de imprensa da ABAGA-Rio (Associação Brasileira da Alta Gastronomia). Eu convivi com muitos chefs, gravei em cozinhas dos mais famosos restaurantes da cidade. Um carinho especial aos chefs Luis Incao e Joel Guerin que sempre foram gentis e atenciosos. Aprendi muito com eles. E estou aplicando muitos destes ensinamentos nas gravações do Chef UNISUAM.
A Chef Alejandra, que é professora do Curso de Gastronomia da UNISUAM (parênteses para dizer que o curso foi considerado pelo MEC como o melhro do Rio de Janeiro), é uma doçura. Ela é carismática e , definitivamente, a câmera gosta dela. Muito bom trabalhar com ela.
Vou confessar uma coisa: nas gravações do programa Chef UNISUAM- que é uma parceria da UNISUAM com o Extra Online - eu provei todas as receitas no fianl do trabalho. APROVADÍSSIMO!!! E fiz em casa algumas delas seguindo a explicação pelo vídeo. Ficou uma delícia. Então, podem fazer! Para ver outras receitas, entrem no Youtube e digitem chef Unisuam. Indico TODAS! Destaque para brownie (o mais gostoso que comi na vida e o que eu coloco aqui) e o arroz de lentilha (divino!!!). Como diz a chef Alejandra no final da receita... bom apetite!!!